Governo Temer

Políticos da região central avaliam momento que vive o país

"


Os acontecimentos das últimas horas, que culminaram com o afastamento por até 180 dias de Dilma Rousseff e que levaram Michel Temer (PMDB) à condição de presidente interino, foram acompanhados de perto por políticos de Santa Maria. O prefeito Cezar Schirmer, que é amigo pessoal e colega de partido de Temer, acredita que a solução dada pelo Senado, em afastar Dilma, pode esboçar melhora nos rumos do país. Contudo, o prefeito avalia que a agravada situação econômica será o maior desafio a ser superado ou, ao menos, minimizado por Temer e sua equipe, que terá outros gaúchos conhecidos por Schirmer, entre eles o deputado federal Osmar Terra, também do PMDB.

Leia outras notícias de Política

– Há vários desafios. Primeiro, porque Temer não tem base popular, embora tenha base parlamentar. Será preciso criar essa base popular com ações efetivas que minimamente mostrem que é um governo diferente, que vai tomar medidas que mostrem à população que não é mais do mesmo. Já deu um sinal com os ministérios. Em segundo lugar, ele tem de deixar muito claro que não vai se meter na Lava-Jato, como falou, e que vai combater a corrupção. E terceiro, preservar coisas de natureza social, como Bolsa Família. Por último, tem de enfrentar a questão econômica, essa é fundamental, não é só estabelecer confiança política, tem de ter medidas.

Cidade do Líbano celebra chegada de Michel Temer ao poder no Brasil

Schirmer cita outra questão que, para ele, é crucial: a credibilidade. Ele avalia que Temer tem de acenar com demonstrações ¿de que sabe o que está fazendo¿:

– Tem de passar para a população que o governo tem começo, meio e fim, sabe o que faz e onde quer chegar. Se mostrar isso e a população compreender, então, acho que o Temer terá condições. Ele é habilidoso, tem conhecimento. Mas não vai ser fácil, pois vocês sabem o que caiu no colo dele. Não queria estar na pele dele.

Petista e tucano

Os dois representantes da cidade na Assembleia Legislativa, o petista Valdeci Oliveira e o tucano Jorge Pozzobom, também deram sua opinião. Valdeci acredita que o afastamento de Dilma acaba por manchar a história e, ainda segundo ele, coloca em risco a própria manutenção da democracia brasileira:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Reeleição está fora dos planos de um terço dos prefeitos 

Próximo

Sartori garante andamento da obra de duplicação da ERS-509 em Santa Maria 

Economia